O anel intraestromal é uma tecnologia desenvolvida para aprimorar outras opções de tratamento dos defeitos de curvatura na córnea, que anteriormente eram tratados apenas com o uso de óculos, lentes rígidas ou por meio de transplante.
Apesar do nome, o anel intraestromal é na verdade um segmento de anel, geralmente composto por dois arcos ou semicírculos, feitos de um material biocompatível com o organismo e que é implantado na camada média da córnea, a estroma.
Ao ser implantado na córnea que apresenta uma curvatura irregular, o anel intraestromal atua exercendo uma força centrífuga que nivela o centro da córnea, normalmente muito elevado ou irregular, além disso em casos como de doenças como a ceratocone, o anel intraestromal consegue devolver a forma esférica da córnea, trazendo de volta ao paciente uma melhor acuidade visual.
Por ser um implante o anel intraestromal é indicado para tratar os grandes distúrbios de Curvatura Corneana. Os principais casos desses distúrbios são:
- Ceratocone;
- Degeneração Marginal Pelúcida;
- Ectasia Pós-Lasik;
- Astigmatismo Elevado Pós Ceratotomia Radial;
- Astigmatismo Elevado Pós Transplante De Córnea.
- O anel pode ser removido e a córnea retorna suas dimensões originais, anteriores ao implante;
- O anel pode ser substituído ou reposicionado;
- Duram a vida toda;
- Os resultados preservam a integridade do órgão;
- Baixo índice e complicações.
Se você tem interesse em saber sobre a usabilidade do Anel Intraestromal para o seu caso, entre em contato e agende uma avaliação.