A avaliação pré-operatória é a primeira etapa que contribui para o sucesso do procedimento cirúrgico, pois é nesse momento que o paciente e o médico entenderão a forma mais segura e adequada de realização do procedimento para atingir o objetivo definido nas primeiras consultas.
Essa etapa apresenta 3 pontos de extrema importância e relevância para a realização da cirurgia: evitar possíveis complicações durante e após o procedimento; explicar ao paciente como vai ocorrer a cirurgia e apresentar as orientações necessárias para que os dois pontos anteriores sejam executados com êxito.
Portanto, na avaliação pré-operatória, precisamos avaliar o histórico de saúde do paciente, se o mesmo sofre com algum tipo de comorbidade que possa influenciar o procedimento e se faz uso de medicamentos com frequência, pois dependendo da composição química do remédio ou devido à sua função podem ser necessárias algumas mudanças no planejamento cirúrgico.
A partir daí, devemos solicitar exames básicos, como o de sangue e cardiológicos. A depender da cirurgia, também podemos pedir exames de imagem. Toda a análise desses dados será base para que sigamos para as próximas etapas visando um maior cuidado com a saúde do paciente.
Além disso, a confiança entre o médico e paciente também é um fator que influencia em todo o processo. A Avaliação pré-operatória minuciosa é de extrema importância tanto para preparo físico e mental quanto para adequado projeto “Estético “ do procedimento. É necessário dividir - cuidar da saúde, do preparo rigoroso orientado na consulta, da solicitação de exames, avaliação cardiológica e anestésica. E por outro lado, alinhar expectativa e resultado, planejando sempre aquilo que seja seguro e vá dar o resultado desejado!
Deseja saber mais sobre algum procedimento plástico e entender melhor sobre a avaliação pré-operatória? Entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso de forma individual.