Uso da lidocaína endovenosa no controle da dor difusa e na dor neuropática

Uso da lidocaína endovenosa no controle da dor difusa e na dor neuropática
Uso da lidocaína endovenosa no controle da dor difusa e na dor neuropática

A dor é um dos sintomas psicofísicos mais frequentes na medicina, sendo um fenômeno tão complexo e tão antigo quanto a humanidade. Logo, buscar formas de amenizá-la ou facilitar o convívio com a mesma vem sendo um dos maiores desafios dos Especialistas em Dor para com seus pacientes.

 

Cerca de 80% dos pacientes com dor crônica relatam que a dor interfere nas atividades do seu cotidiano, provocando impactos negativos nas relações pessoais, incapacidade física e funcional (seja ela temporária ou permanente), causando afastamento do trabalho, além de elevar os custos do indivíduo com a saúde.

 

Esse é o caso, por exemplo, de pacientes com fibromialgia, uma condição crônica caracterizada pela dor difusa e generalizada por todo o corpo, ou de pacientes que sofrem com a dor neuropática, um tipo de dor crônica decorrente de danos provocados ao Sistema Nervoso Central e/ou periférico. Trata-se de um problema que está presente em cerca de 10% da população, provocando diferentes sensações de dor.

 

No tratamento de pacientes com dor difusa e neuropática, são utilizadas diferentes classes de medicamentos, os quais podem ser empregados por diversas vias, inclusive a venosa, como é o caso da lidocaína. A lidocaína tem a capacidade de bloquear os canais de sódio, atuando no subconjunto de sintomas neuropáticos mediados pela ativação anormal dos canais de sódio.

 

Dessa forma, as infusões intravenosas de lidocaína são capazes de proporcionar um alívio significativo da dor, promovendo analgesia em pacientes com diferentes etiologias de dor neuropática ao longo de dias, até mesmo semanas, como vários autores têm demonstrado. A lidocaína pode ser utilizada no tratamento de pacientes com fibromialgia, artrose, câncer, neuralgia pós-herpética, dor neuropática, entre outras condições que provocam quadros de dor crônica.

 

Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.

 

Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

Refêrencias:

https://doi.org/10.1016/j.rbr.2014.01.010

https://www.unimedfesp.coop.br/Documentos%20Compartilhados/Infusoes%20multiplas%20de%20lidocaina%20no%20alivio%20da%20dor%20neuropatica.pdf

https://doi.org/10.34024/rnc.1998.v6.10330

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email