A cirurgia de catarata é a única forma de tratar totalmente a doença degenerativa que atinge o cristalino, região conhecida como lente natural dos olhos, tornando-o opaco e impedindo a passagem de luz, podendo assim causar cegueira total no olho atingido.
Tradicionalmente o procedimento consiste na retirada dessa lente natural, que está turva, para a implantação de uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular. Há ainda uma forma de realização por meio da Facoemulsificação, onde a extração da catarata acontece pelo uso de ultrassons de alta precisão que desmancham e ao mesmo tempo, aspiram o cristalino através de cortes milimétricos.
O procedimento é realizado com o paciente acordado, mas à base de colírios, injeções e/ou medicamentos anestésicos para aliviar a dor e os incômodos no procedimento.
Em média, a duração da cirurgia de remoção da catarata é de 30 a 40 minutos, sem a necessidade de internação por ser um procedimento de realização ambulatorial. Após sua realização, o paciente é encaminhado para sala de recuperação, sendo posteriormente liberado com as orientações pós-operatórias que devem ser seguidas, por cerca de 30 a 40 dias.
Devido a catarata atingir em maior parte os idosos, a remoção da doença além de melhorar a visão em si, também pode aumentar a longevidade em cerca de 5 anos. Existem pesquisas com pacientes que realizaram o procedimento e que apresentaram menor mortalidade ligada a doenças vasculares, neurológicas, pulmonares, infecciosas e até mesmo ao câncer.
O Bortot Day Hospital tem um alto padrão de excelência, qualidade, segurança e conforto para o seu tratamento ocular. Entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas para que possamos analisar melhor o seu caso.