Você já ouviu falar em Programação Metabólica?

Você já ouviu falar em Programação Metabólica?
Você já ouviu falar em Programação Metabólica?

 Hoje já sabemos que a decisão de engravidar envolve uma série de fatores e responsabilidades. Já falei aqui algumas vezes sobre os primeiros 1000 dias de vida da criança e agora vamos falar de 1.100 dias. Como recentemente os estudos vem mostrando, o preparo para a gravidez deve ser pelo menos 100 dias antes dela acontecer de fato. Isso somado a 280 dias de gravidez (40 semanas) + 720 dias de vida (2 anos) de uma criança, somamos 1100 dias programados para o futuro garantindo a saúde de forma global. A mulher deve sim preocupar-se com sua saúde integral desde antes de engravidar. Alimentar-se bem, ter exames de rotina realizados, fazer exercícios e suplementações adequadas. Até os 2 anos de vida é quando ocorre o maior estirão de crescimento do indivíduo e são os anos fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico. A nutrição ocupa papel fundamental no desenvolvimento neurológico. A deficiência nutricional causa níveis mais baixos de escolaridade na infância com baixa produtividade na vida adulta. Os primeiros 1000 dias têm bastante importância no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social e, portanto é o período de estimular, brincar e de estabelecer uma relação de segurança com pais, irmãos e avós. É a época tb que se mostram clinicamente problemas pelos quais buscamos terapias específicas. O tal "programming" tem relação com fatores genéticos (que não podemos mudar) e com fatores ambientais modificáveis (que podemos e devemos trabalhar para melhorar).
Então, tome nota:

. Alimente-se bem sempre! Coma comida de verdade, evite industrializados.
. Use probióticos
. Tome um bom ômega 3
. Estimule sempre seu filho!
. Manter Calendário vacinal seu e do seu filho em dia
. Aleitamento materno sempre que possível!
. Previna a obesidade sempre!
. Não ofereça açúcar para as crianças, sobretudo até os 2 anos de idade!
. Não use sal sem controle, prevenindo a pressão alta
. Estimule a ingestão de água!
. Estimule brincadeiras ao ar livre!
.  Evite telas para as crianças!
. Pegue sol em horários permitidos para manter a saúde óssea.
. Usem Filtro Solar
. Mantenha uma relação próxima e de parceria com o Pediatra de seu filho para que as terapias necessárias sejam buscadas o mais breve possível!

 

Com carinho: @fernanda.catharino.pediatra , mãe do PP e do Guigui, Pediatra pela SBP (RQE: 27448), pós- graduada em Nutrição Infantil pela Fapes, Consultora em Amamentação, Laserterapeuta

Texto escrito por:
Dra. Fernanda Catharino
Pediatra
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email