O surgimento de varizes durante a gravidez é um problema muito comum, surgindo como resultado de alterações hormonais ocorridas ou do ganho de peso ao longo do período gestacional. As varizes podem surgir devido a essa explosão hormonal ou serem agravadas, no caso de mulheres que já as tem.
Quando a mulher está com varizes na gestação, a mesma pode sentir:
Durante a gestação, o tratamento das varizes não é indicado, visto que o mesmo pode gerar complicações graves, como manchas e tromboflebites, até mesmo tromboses, eventualmente. Sendo assim, é importante tomar medidas para evitar o surgimento das varizes na gravidez, ou tratá-las anteriormente. As principais medidas que toda gestante deve tomar para prevenir os problemas circulatórios são:
Depois da gestação, a paciente deve aguardar cerca de 6 meses após o parto para realizar o tratamento, passando previamente por uma avaliação médica, na qual poderemos determinar a melhor conduta de intervenção, evitando procedimentos que possam trazer prejuízos a mulheres que ainda estão amamentando.
Na Clínica Stambowsky, contamos com especialistas qualificados e os recursos necessários para realizar o tratamento de varizes antes e depois de uma gravidez. Além disso, temos a satisfação de ter o primeiro médico do estado do Rio de Janeiro certificado na técnica Endolaser ATTA, um procedimento inovador destinado para o tratamento de varizes grossas.
Entre em contato e agende sua avaliação.