O lipedema é uma doença ainda pouco conhecida e debatida, mesmo não sendo rara: um estudo de 2016 aponta que cerca de 11% das mulheres no mundo convivem com ela. Por isso, é tão importante conhece-la!
O lipedema é uma doença dolorosa e progressiva, caracterizada pelo acúmulo de depósitos de gordura nas regiões dos quadris, coxas e nas pernas. Outra coisa importante dessa doença é a dificuldade do diagnóstico, visto que ela é confundida com excesso de peso, constituição corporal familiar, celulite ou linfedema.
Seus sintomas são muito incômodos, como sensação de peso, inchaço, talangectasias nas áreas afetadas, nódulos de gordura, dor e aparecimento de hematomas.
Geralmente, a doença não melhora com dieta ou exercícios, sendo necessário o uso de medicamentos específicos, drenagem linfática, faixas compressivas e, em casos mais graves, a lipoaspiração.
Infelizmente, a doença não tem cura, porém existem tratamentos capazes de reduzir os sintomas, por meio de exercícios físicos, terapia compressiva, dietas específicas e com o uso de medicamentos.
Se você continua notando um acúmulo de gordura, inchaço e dores nas pernas, mesmo com dietas e exercícios, é possível que você tenha lipedema. Busque ajuda de um Nutrólogo para diagnosticá-lo (a) e orientá-lo (a) sobre a melhor forma de tratamento para o seu caso.