A região que faz parte do sistema respiratório onde estão localizadas as cordas vocais é a laringe, a parte da garganta que liga a faringe até a traqueia. A laringite ocorre quando essa região sofre um processo de inflamação e infecção, o que pode levar a casos de emergência quando não diagnosticada e tratada corretamente.
A piora da laringite acontece no período da noite devido a temperatura quente da cama, a qual provoca uma intensificação dos sintomas, inclusive causando a falta de ar.
- Rouquidão;
- Irritação na garganta;
- Dor na garganta;
- Tosse rouca;
- Dificuldade para respirar;
- Respiração com chiado;
- Pigarro;
- Febre;
- Dor ao engolir.
Como os sintomas da laringite são muito semelhantes com os de outros tipos de inflamação na garganta, é sempre indicado buscar ajuda de um Otorrinolaringologista para realizar o diagnóstico correto. A laringite é provocada por vírus, alergias e bactérias que em alguns casos só serão identificadas através de exames com uso de vídeo.
Aguda: pode acompanhar gripes, resfriados e alergias nasais recorrentes, além de ser ocasionada devido ao uso excessivo da voz e inalação de substâncias através de fumaça e aerosol. Apresentando rouquidão e dificuldade respiratória moderada.
Estridulosa: também pode ser causada por vírus ou alergias e apresenta além da dificuldade para respirar, tosse intensa e seca, com refluxo do suco gástrico existente no estômago.
Crônica: tem sintomas persistentes por semanas que podem progredir, causando complicações permanentes nas cordas vocais.
Alguns hábitos também podem causar a laringite, como uso excessivo de bebida alcoólica, cigarro e uso da voz sem exercícios prévios. Em todo caso, ao notar os sintomas comuns a esse problema, busque ajuda imediata de um Otorrinolaringologista.