Esporão de Calcâneo

Esporão de Calcâneo
Esporão de Calcâneo

O esporão do calcâneo surge como resultado do crescimento anormal de um dos segmentos do osso do calcanhar, que se forma na parte de baixo ou na região posterior do osso calcâneo, o maior osso do pé humano. É o calcâneo que dá forma ao calcanhar e a sua principal função é oferecer suporte para grande parte do peso corporal, a fim de redistribuí-lo por todo o pé, principalmente quando a pessoa caminha, salta ou corre.

 

As principais causas desse crescimento anormal do osso calcâneo são microtraumatismos, que formam um depósito extra de cálcio no osso. A condição geralmente é acompanhada de fascite plantar, inflamação da membrana localizada na planta do pé. O esporão do calcâneo é bastante raro em crianças e jovens, sendo que os principais fatores de risco para desenvolvê-lo são:

 

  • Estar acima dos 40 anos de idade;
  • Estar com sobrepeso ou obesidade;
  • Ser praticante de atividades físicas intensas, que usam muito os pés, como dança de salão, flamenco e futebol.
  •  

Na maioria dos casos, o esporão do calcâneo é um problema ortopédico assintomático, fazendo com que a condição seja diagnosticada somente quando o paciente realiza algum exame de imagem para investigar outras condições médicas.

 

Quando os sintomas se manifestam, a principal queixa costuma ser dor forte na região do calcanhar, que alivia com repouso e intensifica sob esforço. É comum que a dor surja após longos períodos de descanso, assim que a pessoa apoia o peso do corpo sobre o pé afetado, ou após realizar atividades físicas intensas. Nessas situações, a dor chega a ser tão forte, similar a uma pontada ou uma facada, fazendo com que a pessoa não consiga ficar em pé ou caminhar.

 

A sua maior complicação é o desenvolvimento da fascite plantar, uma inflamação de uma membrana que recobre a musculatura e os tensões da planta dos pés, que causa dor intensa nessa região, principalmente no arco plantar.

 

O diagnóstico do esporão de calcâneo se confirma por meio de um exame de raio X e um ultrassom do pé e seu tratamento é feito por meio de estratégias que promovam o alívio da dor, como manter os pés elevados e colocar gelo no calcanhar, uso de antinflamatórios e quando não temos reposta no controle da dor, os bloqueios percutâneos guiados por imagem, são a melhor solução para a dor. O uso de salto e tênis também pode promover alívio da dor, principalmente ao caminhar.

Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.

 

Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

Refêrencias:

https://hospitalsiriolibanes.org.br/blog/ortopedia/esporao-de-calcaneo-nao-costuma-causar-dor-no-calcanhar

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/esporao-do-calcaneo

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/esporao-do-calcaneo/

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email