O espermograma é um exame ambulatorial realizado a partir de uma amostra do sêmen para avaliar e quantificar a fertilidade masculina, ou seja, o número de espermatozóides. Muitas vezes esse exame é solicitado em casos de infertilidade conjugal.
O chamado espermograma de controle é indicado apenas para aqueles que realizaram o procedimento de vasectomia ou a sua reversão. Acontece que o exame divide as partes dos componentes do sêmen, incluindo os espermatozóides, possibilitando avaliar a presença ou ausência dos mesmos, o que contribui para analisar se o objetivo da vasectomia ou de sua reversão foi atingido.
O espermograma de controle deve ser realizado dois meses ou 25 ejaculações após a vasectomia.
A parte de coleta de material e análise do espermograma normal, bem como do de controle não tem nenhum tipo de diferenciação. A mudança na realidade tem a ver com o tempo pré-exame de cada um. Por exemplo, o homem que realizou vasectomia não precisa ficar dias sem ejacular, ao passo que aquele que não tenha realizado o procedimento necessita ficar de 2 a 5 dias sem a ejaculação a depender de cada caso.
- Cor e aspecto
- Tempo de liquefação
- Volume
- Concentração de espermatozóides
- PH
- Motilidade: progressiva, espermatozóides que se movem e deslocam e não-progressiva, espermatozoides que se movem mas não se deslocam.
- Morfologia, a forma dos espermatozoides
- Vitalidade
- Concentração de células redondas e de leucócitos
Caso ainda tenha dúvidas e deseje saber mais sobre o exame após a realização da vasectomia e como ele ajuda na confirmação do resultado do procedimento entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecê-las.