A cirurgia bariátrica é um procedimento destinado ao tratamento da obesidade, tratando todas as comorbidades associadas ao excesso de peso e gordura corporal, a fim de fornecer bem-estar e qualidade de vida para o paciente.
Mas, se por um lado, os pacientes que se submetem a cirurgia tendem a ficar mais satisfeitos com a grande quantidade de perda de peso perdido com a bariátrica, por outro, a flacidez excessiva após o procedimento pode desagradar e provocar impactos negativos à autoestima e a vida do indivíduo, atrapalhando a movimentação dos braços e das pernas, dificultando a higiene corporal, favorecendo a proliferação de fungos, alergias e infecções, entre outras complicações.
Nesse contexto, algumas cirurgias plásticas podem ser realizadas, mas elas nem sempre são obrigatórias.
As cirurgias reparadoras pós-bariátrica visam retirar esse excesso de pele e auxiliam o paciente a adequá-lo ao seu novo contorno corporal, contribuindo para que haja uma melhora no seu tônus muscular e na sua locomoção.
Entretanto, nem todos os pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica precisarão passar por cirurgia plástica. Elas são indicadas para os pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele que prejudiquem a sua locomoção e higiene, bem como sua autoestima.
As cirurgias reparadoras mais comuns após uma bariátrica são:
. Abdominoplastia;
. Mamoplastia reparadora, que pode ser realizada com o uso de próteses de silicone;
. Cirurgia de contorno corporal;
. Lifting dos braços e das coxas;
. Lipoaspiração;
. Lifting facial.
O tempo dependerá do processo de perda e estabilização do peso. Portanto, se você tem interesse em realizar alguma cirurgia plástica Pós-Bariátrica, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos conversar sobre o seu caso, esclarecer todas as suas dúvidas e entender quais cirurgias reparadoras podem te beneficiar.