A vulva é a nova face
Com o processo do envelhecimento, a região íntima também vai apresentando sinais de perda de colágeno e gordura local levando a flacidez, atrofia de grandes lábios, frouxidão e ressecamento vaginal, textura mais rugosa da pele local, escurecimento da vulva e virilha.
Tais queixas costumam afetar a autoestima de muitas mulheres, que tem buscado cada vez mais por tratamentos estéticos minimamente invasivos para essa área.
Com o objetivo de rejuvenescer assim como promover a saúde íntima, a dermatologia vem ampliando o seu conhecimento estético para essa região, que se tornou uma nova área de abordagem dessa especialidade.
A mulher moderna hoje pode contar com a aplicação de bioestimuladores de colágeno como a hidroxiapatita de cálcio ou ácido poli-L-latico assim como de tecnologia de ultrassom microfocado (Liftera ou Ultraformer III) para tratar a flacidez dos grandes lábios e virilha.
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser realizado para tratar a atrofia dos grandes lábios que vão ficando com o aspecto murcho com o avançar da idade.
Para o ressecamento vaginal assim como do seu intróito e melhora da frouxidão vaginal, pode ser realizado a radiofrequência íntima, conhecida como Exílis Femme.
Essa tecnologia pode auxiliar, em alguns casos, na melhora da incontinência urinária de esforço (leve) por ajudar no fortalecimento da musculatura e ligamento do assoalho pélvico.
Para potencializar o tratamento da flacidez da virilha, pode associar fios PDO para bioestímulo de colágeno assim como uma tecnologia de radiofrequência microagulhada conhecida como Morpheus.
O escurecimento dessa região pode ser tratado com sessões de laser Fotona (um Erbium 2940) ou microagulhamento associado a drug delivery com ativos clareadores e peelings clareadores.
Quem sofre de excesso de sudorese (hiperhidrose) na virilha podendo acarretar infecção fúngica de repetição nesse local, pode ter essas crises controladas através da aplicação da ácido hialurônico.
Portanto, a vulva é a nova face, pois todos os procedimentos estéticos que são utilizados no rosto, podem ser indicados para essa região que é composta de pele e mucosa, trazendo além do seu embelezamento, uma melhora da saúde íntima da mulher.
Dra. Patricia Gutierrez
Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
RQE 11287 | CRM 17174BA