Se o seu filho se sente enjoado ao andar de carro ou em qualquer outro meio de transporte, saiba que ele não está sozinho. De acordo com a Associação de Transtornos Vestibulares dos Estados Unidos, cerca de 25% a 40% da população sofre com algum nível de cinetose, condição relacionada a desconfortos como ânsia de vômito e tontura em viagens de carros, barcos, aviões, entre outros meios de locomoção.
A cinetose é causada por uma dificuldade de adaptação do corpo ao movimento, ocorrendo geralmente quando os sinais que o cérebro recebe através dos olhos são diferentes do movimento percebido pelos ouvidos, mais especificamente pelo aparelho vestibular.
A condição pode afetar qualquer indivíduo, mas acaba sendo mais frequente em mulheres, crianças e pessoas que sofrem com enxaqueca. Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, mas a condição pode estar associada às doenças otoneurológicas, sendo de extrema importância buscar ajuda médica ao perceber os primeiros sintomas.
Os principais sintomas da cinetose são:
Caso a cinetose não tenha como causa alguma doença otoneurológica associada, a condição pode ser tratada com o uso de medicamentos, voltados à eliminação dos sintomas e também, com a reabilitação vestibular.
Se o seu filho apresenta sintomas de tontura ou vertigem durante viagens, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o quadro, além de indicar a melhor forma de tratamento.