O tratamento cirúrgico das veias safenas passou por diversas evoluções ao longo dos últimos 20 anos, fazendo com que a cirurgia em si fosse perdendo gradativamente o seu espaço para novas técnicas, especialmente aquelas que podem ser realizadas de forma minimamente invasiva, como é o caso do laser endovenoso.
A veia safena recebe fluxo sanguíneo das demais veias dos membros inferiores, direcionando esse sangue para o sistema venoso profundo, para a veia femoral. Ou seja, ela tem como função básica promover o retorno venoso do sistema venoso superficial dos membros inferiores. No entanto, quando esta veia se encontra seriamente dilatada, o fluxo sanguíneo que deveria ir em direção ao coração passa a ir em direção aos pés, exigindo que a mesma seja tratada.
O laser endovenoso consiste em uma fibra, a qual irradia calor dentro da veia que se deseja tratar, fechando-a progressivamente. Atualmente esta é a técnica que apresenta os melhores resultados para o tratamento das veias safenas e suas tributárias, conferindo o mesmo resultado final de uma cirurgia convencional, mas com menos complicações, sem cicatrizes ou período de repouso.
O procedimento é realizado através de “furinhos” de agulha na pele que são guiados por ecodoppler sob anestesia local. Com a evolução dos procedimentos para o tratamento das veias safenas, hoje conseguimos tratar com segurança e bons resultados, substituindo 100% das cirurgias tradicionais por meio do procedimento a laser, na técnica conhecida como ATTA (Ablação Térmica Totalmente Assistida).
O tratamento de safenas com laser endovenoso geralmente é realizado aqui na clínica com o paciente sob sedação consciente com óxido nitroso e anestesia local. Além disso, na Clínica Stambowsky, temos a satisfação de ter o primeiro médico do estado do Rio de Janeiro certificado nessa técnica, fazendo com que hoje possamos contar com uma das maiores experiências mundiais no tratamento total com o Endolaser ATTA.