A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, quase sempre provocado pelo consumo excessivo de calorias, que excedem o valor necessário para que o organismo realize a sua manutenção e desempenhe suas atividades cotidianas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 2 bilhões de pessoas com excesso de peso ou obesidade no planeta.
No Brasil, o excesso de peso é um problema que atinge mais da metade da população, tendo dobrado entre indivíduos com 20 anos ou mais ao longo das últimas décadas. A obesidade não deve ser encarada apenas como um problema estético, mas sim como um importante problema de saúde, o qual favorece o desenvolvimento de problemas como hipertensão, diabetes, dislipidemia, entre outros.
Para auxiliar no tratamento e na perda de peso, alguns medicamentos podem ser utilizados com segurança, aliados às alterações dietéticas e a mudanças no estilo de vida. Atualmente, os medicamentos liberados para o tratamento da obesidade no Brasil são a Sibutramina, o Orlistat, o Cloridrato de Locarserina, o Saxenda (Liraglutida) e o recém aprovado Wegovy (Semaglutida), cada qual com seu método de ação particular.
Devido a contraindicações inerentes a cada tipo de medicamento, além dos efeitos adversos que tais substâncias podem causar, é de suma importância que o uso desses remédios seja feito apenas após passar por uma consulta médica com um nutrólogo.
Na consulta com nutrólogo, serão avaliados os hábitos de vida e alimentares do paciente, seu estado de saúde de forma geral, o histórico de doenças que possam contribuir com o excesso de peso, composição corporal, exames laboratoriais entre outros aspectos determinantes para o tratamento. De modo geral, o tratamento é focado na mudança de hábitos de vida, correção de distúrbios orgânicos, reposição e suplentação de nutrientes e, se necessário, medicamentos.
Se você vem tentando emagrecer sem o acompanhamento de médico e não vem obtendo resultados, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos avaliar o seu caso.