A Mastopexia é uma cirurgia na qual o cirurgião irá promover a suspensão das mamas, o conteúdo externo e interno de forma a reposicionar os tecidos com ou sem o auxílio de um implante de silicone.
A cicatriz decorrente desse procedimento pode ser só areolar e vertical, areolar vertical em “L” ou em “T”, conforme a quantidade de pele que o paciente tem e o grau de queda das mamas.
Já a mamoplastia redutora é uma cirurgia na qual o cirurgião fará a retirada de tecido mamário, pois nesse caso existe o aumento de volume e há a necessidade de redução do seu tamanho. Geralmente, na mamoplastia redutora se realiza a mastopexia associada.
Muitas vezes, nos casos em que a paciente tem mamas grandes e realiza a mamoplastia redutora, pode ser necessária a suspensão com implante mamário quando não existe mais tecido glandular nas mamas, ou seja, quando as mamas são grandes e por conta do excesso de pele e de gordura.
Neste caso, é retirado o excesso de pele e de gordura e colocado um implante submuscular para promover uma mastopexia associada à mamoplastia redutora.