A alopecia é uma condição na qual ocorre a perda de cabelos ou de pelos em diversas regiões do corpo, sendo o tipo mais comum de alopecia aquela que se manifesta no couro cabeludo, conhecida popularmente como calvície. O distúrbio pode afetar homens e mulheres, sendo decorrente de diferentes causas e existindo diversos tipos de alopecias, mas nesta matéria vamos abordar apenas a alopecia androgenética e a alopecia areata.
Como citado acima, a alopecia pode ter diversas causas, contudo, existem alguns fatores associados ao desenvolvimento da condição, como, por exemplo, fatores hereditários, queda na produção de hormônios masculinos (no caso dos homens), traumas na região do couro cabeludo, falta de vitaminas decorrente de uma má alimentação, estresse, dermatite seborreica, o uso de certos medicamentos, tratamentos com produtos químicos que agridem o couro cabeludo, problemas na tireoide e infecções causadas por fungos ou bactérias.
A alopecia androgenética é o tipo mais comum de queda capilar, sendo causada por fatores genéticos pré-determinados. O problema pode se iniciar na adolescência, porém, se torna mais aparente por volta dos 40 e 50 anos.
O sintoma mais visível da alopecia androgenética é o afinamento dos fios, com os fios se tornando cada vez mais ralos e o couro cabeludo mais “aberto”. Nas mulheres, a região central é mais acometida, enquanto homens apresentam falhas nas entradas e no topo da cabeça.
A alopecia areata, por sua vez, é caracterizada pela perda de pelos em regiões ovais do couro cabeludo, bem como em outras partes do corpo, como cílios, sobrancelhas e na barba. A alopécia areata é considerada uma doença autoimune, ocorrendo quando o sistema imunológico ataca as células ao redor do folículo capilar, impedindo a produção de novos fios.
Esse tipo de alopecia é mais comum em pessoas jovens, abaixo dos 20 anos e pode estar associada a fatores genéticos, reações no sistema imunológico causadas por microorganismos, estresse e doenças como lúpus ou vitiligo.
Quando a alopecia surge em decorrência de fatores genéticos, não existem formas de preveni-la. No entanto, ao notar queda capilar elevada, é importante buscar a ajuda de um especialista em Tricologia em Brasília, o qual poderá recomendar tratamentos para conter o avanço do problema.
Na Fio Terapia Capilar — clínica localizada em Brasília especializada no tratamento da queda de Cabelo, seja ela causada pela alopecia androgenética, alopecia areata, eflúvio telógeno, dermatite, caspa ou pós COVID —, você encontra especialistas em Tricologia em Brasília, capacitados para restabelecer a relação entre seu cabelo e a sua autoestima. Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.