O que é abdominoplastia?
A abdominoplastia é a cirurgia destinada à retirada e correção do excesso de pele na região abdominal. Podendo ser associada à lipoaspiração e inclusive a outros procedimentos, como a mamoplastia e a lipoaspiração, esse procedimento visa a correção da flacidez acentuada, a fim de moldar a região e ressaltar o contorno corporal do paciente.
Quando realizar?
Ganhando cada vez mais espaço entre o público fitness, a abdominoplastia auxilia na conquista da tão sonhada “barriga de tanquinho”, quando somente a atividade física e hábitos alimentares não o conseguem realizar.
Como é feita?
O procedimento é realizado no centro cirúrgico com utilização de anestesia geral ou peridural. É feita uma incisão na região do púbis, podendo englobar ou não o umbigo, sendo por fim removido o excesso de pele.
Quais as técnicas?
A abdominoplastia existe na sua forma convencional e na sua forma “mini”, em que a plicatura dos músculos abdominais e a intervenção no umbigo são mitigadas, uma vez que essa técnica é mais indicada para casos de flacidez leve. Em ambas as formas, a incisão é a mesma, horizontal, sendo diferenciada por sua extensão lateralmente, sendo mais larga na convencional e mais estreita na miniabdominoplastia.
Como é a cicatriz?
Sendo horizontal e próxima à linha do púbis, a cicatriz pode ser facilmente disfarçada ao utilizar biquínis, maiôs ou outras roupas de banho, assim como roupas íntimas. Principalmente considerando regiões litorâneas, como Salvador, esse procedimento não impedirá de forma alguma a utilização de trajes mais despojados.
Qual a duração?
A cirurgia tem duração aproximada de quatro horas e quantidade de pele e gordura a ser retirada varia de acordo com cada caso.
Como é o pós operatório?
No pós operatório, a região abordada pode apresentar hematomas e dores leves que tendem a cessar após uma semana. Com a utilização da cinta modeladora durante o primeiro mês conseguiremos manter a silhueta planejada na cirurgia e favorecer tanto a retração tecidual como a cicatrização. O resultado final pode ser observado após seis meses.
Vale ressaltar que nenhuma das técnicas visa a perda de peso tampouco substitui os bons hábitos de vida saudáveis. Inclusive, o bom resultado pós operatório perpassa pelas recomendações nutricionais que priorizarão a rápida recuperação e cicatrização eficaz.