O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) consiste na dificuldade persistente que uma criança pode apresentar para adquirir e/ou desenvolver a fala e a linguagem. Nesse transtorno, a criança possui, aparentemente, todas as condições para falar, mas ela não consegue ou apresenta muita dificuldade neste processo.
Apesar de ainda ser pouco diagnosticado, ou algumas vezes diagnosticado de forma incorreta, o TDL atinge aproximadamente duas a cada 30 crianças, impactando etapas importantes do desenvolvimento infantil, como, por exemplo, no processo de alfabetização, de aprendizagem, na forma como a criança constrói suas relações e no seu bem-estar físico e emocional. Crianças com TDL tendem ao isolamento social, pois sentem dificuldade de participarem de conversas e/ou atividades com outras crianças.
Existem alguns sinais que podem ajudar pais, professores e demais responsáveis a perceberem quando a criança tem TDL. São eles:
Caso tais sinais sejam observados, a ajuda de um otorrinolaringologista se faz de suma importância para estabelecer um diagnóstico. O diagnóstico precoce é fundamental para que se dê início a um planejamento terapêutico específico, o que contribui também para que professores e familiares possam receber orientações corretas para lidar com esse problema.
O diagnóstico inicial do TDL é feito por meio da exclusão de problemas auditivos e de outros aspectos do desenvolvimento da criança, como problemas emocionais e a falta de estímulos para o desenvolvimento da fala e da linguagem, por exemplo. Após estabelecer um diagnóstico adequado e por meio da assistência adequada, indivíduos com TDL podem desenvolver todas as suas potencialidades.