A dor ciática acomete a região lombar e se irradia para a perna (membro inferior), correspondente ao lado da dor. A dor pode ser intensa, capaz de "travar" o paciente, que será acometido por um formigamento intenso e pela perda de força em uma das pernas, direita ou esquerda. Esse tipo de dor pode se originar de diversas raízes nervosas — responsáveis por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, além dos músculos das pernas e pés —, as quais do final da coluna lombar.
Normalmente, a dor ciática é causada por uma hérnia de disco, ou seja, os discos que estão entre as vértebras apertam o nervo que sai da coluna e essa compreensão causa a dor, que por muitas vezes é insuportável. A dor ciática pode acometer qualquer indivíduo em qualquer faixa etária, mas alguns tem maior chance de desenvolver, como trabalhador braçal e atletas.
A taxa de incidência e prevalência é muito alta, sujeitando 60% da população a esse tipo de dor. Esse percentual aumenta por conta do sedentarismo, da movimentação diária das cidades e longas horas sentados.
Os principais sintomas da dor no nervo ciático são:
O diagnóstico pode ser realizado através de exames de imagem, como a ressonância magnética. O tratamento tradicional da dor ciática envolve o uso de medicamentos antiinflamatórios e opióides, além do tratamento fisioterapêutico e com o uso de bloqueios percutâneos para o controle da dor. A medicação é injetada diretamente na coluna, onde a dor é gerada.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias:
https://www.einstein.br/Pages/Doenca.aspx?eid=193
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/dor-ciatica-ciatalgia/