Queda de Cabelo Pós COVID-19

Queda de Cabelo Pós COVID-19
Queda de Cabelo Pós COVID-19

Sobreviventes do COVID-19 estão perdendo o cabelo – tricologistas acreditam que o estresse físico e emocional que acompanha um caso de COVID-19 pode levar a uma condição reversível de queda de cabelo chamada eflúvio telógeno. 

Sabe-se que a condição ocorre alguns meses após um evento estressante, como sofrimento emocional, cirurgia de grande porte ou febre alta. 

A atriz Alyssa Milano foi às redes sociais no início para revelar um efeito menos conhecido do COVID-19: a perda de cabelo. Em um vídeo postado no Twitter, a estrela de “Charmed” mostrou grandes tufos de fios saindo de sua escova depois de passá-la pelo cabelo molhado. 

Embora os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) não incluam a queda de cabelo em sua lista de fonte confiável de sintomas do COVID-19, os médicos dizem que há evidências convincentes de que pode ser um efeito de longo prazo da doença.

Geralmente ocorre o efeito de mudança do cabelo para telógeno, ou fase de repouso, do ciclo de crescimento do cabelo, o que acaba levando à perda de cabelo. “Quando há um choque no sistema, o corpo entra em modo de bloqueio e se concentra apenas nas funções essenciais. O crescimento do cabelo não é tão essencial quanto outras funções, então você acaba com queda de cabelo ”, explicou a tricologista da Clínica Fio Terapia Capilar, Rosy Vasconcelos. 

O eflúvio telógeno induzido por estresse é tipicamente diagnosticado por meio do processo de eliminação de outras causas potenciais de queda de cabelo.

As pessoas geralmente perdem até 100 fios de cabelo por dia. O eflúvio telógeno pode fazer com que cerca de 300 fios caiam todos os dias por até 6 meses – uma experiência que pode causar muita angústia e ansiedade. “A perda de cabelo mexe com o emocional”, diz Rosy. A boa notícia é que o eflúvio telógeno é temporário e o cabelo vai crescer novamente. 

Aconselhamos os pacientes a concentrar-se em desenvolver um estilo de vida saudável. Encontrar maneiras de controlar o estresse pode ser útil para iniciar o crescimento do cabelo, assim como fazer uma dieta rica em nutrientes e evitar fumar. 

Compreender a perspectiva do eflúvio telógeno – e o fato de que o cabelo voltará a crescer – também é fundamental para os pacientes. “O estresse da perda de cabelo pode realmente se tornar parte do problema novamente. O mais importante é garantir aos pacientes que as coisas vão melhorar”, conclui a Tricologista Rosy Vasconcelos.

 

Texto escrito por:
Fio Terapia Capilar
Tricologia
Brasília / DF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
//
Equipe excelente, adorei o atendimento, após ter covid, minha autoestima não dava boa pois meu cabelo caiu muito e o trabalho…
Juliana Belotto
30/01/2023
Excelente atendimento. Super atenciosos, esclareceram todas as minhas dúvidas. Recomendo.
Cibele Luziê
06/12/2022
Clínica com tratamentos que vão além da saúde capilar, um lugar incrível. Equipe muito competente e atenciosa.
KENNYA STFANNY
//
Um excelente atendimento e amei o resultado.
Bio Copa
06/12/2022
Equipe espetacular
Bio Copa
//
Equipe espetacular
Cleusa Menero
06/12/2022
São maravilhosas! Adoro essa Clinica e indico muito!
Jessica Alcântara hh
06/12/2022
Super recomendo!!! Clinica excelente, atendimento maravilhoso e os tratamentos realmente funcionam.
Jessica Alcântara hh
//
Super recomendo!!! Clinica excelente, atendimento maravilhoso e os tratamentos realmente funciona.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email