A leitura possui um enorme leque de benefícios para os pequenos, trazendo benefícios cognitivos e emocionais. O número de estímulos que uma boa leitura feita por mães, pais ou cuidadores geram nos bebês, faz com que a linguagem deles se desenvolva mais rapidamente.
Mas o que é uma boa leitura?
É uma leitura feita de forma amorosa e afetiva. O bebê não entende ainda o que o leitor fala, mas entende e sente o tom de voz em que a história está sendo contada.
Para fazer com que esse momento de leitura seja proveitoso e o mais positivo possível para estimular a criança, é necessário um lugar calmo e silencioso, a mãe ou cuidador deve manter contato visual afetivo, para que a criança sinta as emoções da leitura e o carinho.
Fazer gestos, utilizar bonecos e expressões faciais, facilitam nesse desenvolvimento de linguagem. Além de leituras, pode-se utilizar cantigas populares, cantar e repetir, faz com que o cérebro da criança memorize e tente fazer a repetição dos movimentos e sons.
Dependendo da idade da criança, pode-se mostrar o livro, mostrar as figuras, fazer com que tenha mais interação. Sendo um bebê, coloque no colo ou próximo e ao falar, contar a história, faça um carinho e mantenha contato físico.
Ouvir histórias é fundamental para o desenvolvimento da linguagem da criança, experimentar adicionar esse momento na sua rotina e na do seu bebê.