Todo processo de emagrecimento pode gerar, como consequência, um excesso de flacidez e gordura em diversas regiões do corpo. Esse é um problema que afeta principalmente pessoas que sofrem com sobrepeso ou obesidade, afinal, a perda de uma grande quantidade de peso pode resultar em flacidez excessiva na região abdominal, nas costas, nos braços e nas pernas.
Esse excesso de pele flácida forma dobras, além de provocarem um efeito estético negativo, também podem favorecer assaduras, infecções e micoses. Nesse cenário, a torsoplastia é a cirurgia plástica ideal para remodelar os contornos corporais do paciente, removendo a pele flácida acumulada na região dorsal, nos flancos e nos glúteos.
A torsoplastia é realizada com o paciente sob efeito de anestesia geral ou peridural, com duração média de 3 horas. No procedimento, o cirurgião retira uma faixa de pele com gordura da região dorsal, esticando a pele, melhorando as dobras na parte superior ou inferior. Na parte inferior pode ocorrer uma melhora da ptose e alargamento glúteo, comuns com a grande perda ponderal.
A torsoplastia pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos, como a abdominoplastia e a lipoaspiração, por exemplo. Tudo dependerá do estado geral de saúde do paciente e das necessidades do mesmo.
Sendo a cirurgia estética ou reparadora, as cicatrizes da cirurgia são planejadas de forma que não fiquem expostas. Na torsoplastia inferior, a incisão é realizada na linha superior das nádegas, fazendo com que dessa forma, a cicatriz fique escondida sob o biquíni. Na torsoplastia superior colocamos a cicatriz na linha do sutiã.
O pós-operatório da torsoplastia tende a ser tranquilo, desde que o paciente siga à risca todas as recomendações médicas fornecidas pelo cirurgião, a fim de evitar complicações. O processo de recuperação da cirurgia é de aproximadamente 30 dias, evitando esforços físicos e ficar longos períodos sobre as cicatrizes.
Se você tem interesse no procedimento e vem mantendo o seu peso corporal estável há seis meses, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso e a necessidade da torsoplastia.