O papel do otorrino no desenvolvimento de fala de crianças que não falam

O papel do otorrino no desenvolvimento de fala de crianças que não falam
O papel do otorrino no desenvolvimento de fala de crianças que não falam

Sem sombra de dúvidas, um dos maiores marcos da infância é quando a criança começa a falar, sendo estes um dos momentos mais lembrados pelos pais, que para sempre vão recordar das primeiras palavras ditas, bem como da idade que seu filho (a) tinha quando aconteceu. Por toda a expectativa que envolve esse momento, o atraso do desenvolvimento da fala de uma criança pode gerar angústia e temor na família, sendo esse um dos principais motivos de visita ao consultório do otorrinolaringologista.

 

Embora cada criança tenha o seu próprio ritmo de desenvolvimento, existem alguns critérios que podem indicar sinais de atraso no desenvolvimento da fala que merecem atenção e devem ser motivo da busca por uma avaliação profissional.

 

 Os critérios listados a seguir são baseados nos novos marcos publicado pelo CDC Americano em março de 2022.  São eles:

 

  • Aos 12 meses: Ausência de imitação vocal, não fala “mamã” ou “papá” para seus pais, não entende o “não”, não balbucia, não dá tchau.

 

  • Aos 18 meses: Não tenta agregar uma ou mais palavrinhas a “mamã” ou “papá” ou não compreende ordens simples como: “Dá para a mamãe! ” (Quando segura algum objeto)

 

  • Aos 2 anos: Não aponta animais simples em um livro quando solicitado, não faz frases com duas palavras, não aponta para pelo menos uma ou duas partes do corpo quando solicitado. Não manda beijo, não faz gestos de sim ou de não com a cabeça.

 

  • Aos 2 anos e meio: Possuem repertório de pelo menos 50 palavras e não conseguem combinar 2 ou mais palavras sendo uma delas um verbo de ação, por exemplo: “cachorro ou auau corre”. Não fala palavras como: “eu”, “meu”, “nós”.

 

  • Aos 3 anos: Não consegue formar frases curtas, não é entendida na maioria das vezes, por pessoas estranhas ao seu convívio. Não consegue fazer perguntas utilizando: Quem? o que? Onde? Ou por quê?  Não consegue responder qual ação está acontecendo em uma cena simples de um livro quando solicitado a ela. Não sabe dizer qual seu nome quando for perguntado.

 

  • Aos 4 anos: Não fala frases de 4 ou mais palavras, não canta frases com algumas palavrinhas de pedacinhos de música que gosta, não conseguem contar pelo menos uma coisa que fez durante seu dia mesmo que de forma simples, como por exemplo: “Eu joguei bola! ” Não é capaz de responder perguntas simples, como: “Para que serve um casaco? ”

 

Caso a criança preencha algum desses critérios, ou caso a família esteja se sentindo desconfortável em relação ao desenvolvimento da fala, o otorrinolaringologista ou foniatra deverá ser consultado para realizar uma avaliação detalhada do quadro.

 

Na consulta com otorrino, a criança passará por uma avaliação global, a qual inclui o exame da cavidade oral, do nariz e dos ouvidos.

 

Na avaliação qualquer problema de saúde geral ou de sono que pode estar interferindo no desenvolvimento da criança devera ser investigado cuidadosamente.

 

Mas não é só isso! O otorrino tem um papel crucial que é a solicitação da avaliação audiológica adequada e mais indicada para cada criança!  Essa indicação deverá seguir os critérios estabelecidos pelos Guidelines publicados no último artigo do “The Joint Committee on Infant Hearing” (atualmente o último publicado é o de 2019).

 

O próximo passo é o encaminhamento para um profissional que entenda de desenvolvimento infantil como o médico foniatra, neuropediatra ou pediatra do desenvolvimento, a fim de buscar o diagnóstico e a investigação médica do problema de fala e/ou linguagem e contribuir com as indicações terapêuticas eventualmente necessárias.

 

Atualmente os tratamentos e as terapias disponíveis, aliados a um processo de conscientização da importância do desenvolvimento da linguagem, possibilitam resultados excelentes na reabilitação dessas crianças. Portanto, ao notar os primeiros indicativos de atraso no desenvolvimento da fala em seu filho, busque ajuda de um especialista. Entre em contato para agendar sua avaliação.

 

Referências:

 

Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e a Academia Americana de Pediatria (AAP). Aprenda os sinais. Aja cedo. 19, set. 2022. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/pdf/other-lang/Brazilian-Portuguese-Checklists_LTSAE-P.pdf

The Joint Committee on Infant Hearing. Year 2019 Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs. The Joint Committee on Infant Hearing, 23 out. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15142/fptk-b748 

Texto escrito por:
Dra. Vanessa M. Franchi - Médica Otorrino/Foniatra
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

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Algumas avaliações do profissional

Ivana Correa de Toledo Viana
23/05/2024
Conheci pelo plano de Saúde!! Profissional Exelente!! Atendimento com tanto carinho e atenção que já sai do consultório…
Tatiana Magosso
20/10/2022
Melhor otorrino e foniatra que conheço! Maravilhosa com crianças e também com adultos! Dedicada estudiosa e muito profissinal.
Edu
20/10/2022
Excelente profissional!

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