Engana-se quem ainda acredita que fortalecer nossa musculatura serve apenas para aumentar a autoestima diante do espelho. Fortalecer os nossos músculos é essencial para prevenir a perda de força e massa muscular, algo que pode reduzir nossa expectativa e levar a uma condição grave: a sarcopenia.
A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva da massa muscular, associada à perda da força e a redução do desempenho físico. A síndrome está associada ao envelhecimento natural, sendo muito frequente em idosos, mas o seu início pode ocorrer precocemente, em pessoas portadoras de sarcopenia e em pessoas com potencial risco para a sarcopenia.
Em ambos os casos, a síndrome deve ser identificada, prevenida e tratada, a fim de retardar ou impedir seu desenvolvimento, mas diagnosticar a Sarcopenia é uma tarefa complexa, embora algumas condições físicas possam servir como alerta para a investigação da síndrome, como por exemplo:
Ao identificar a presença de algum desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente, para que o diagnóstico seja realizado de forma rápida e precisa. Quanto mais cedo for identificada a síndrome e iniciado o tratamento, através da prática de exercício físico e fisioterápico, aliados a uma dieta proteica, melhor será a qualidade de vida do paciente.