A VPPB (Vertigem Postural Paroxística Benigna) é uma disfunção na orelha interna, que é composta por algumas câmaras cheias de líquido, nestas câmaras existem três canais semicirculares que são responsáveis, em parte, por sentir o movimento e manter o equilíbrio do corpo. A causa da VPPB é o deslocamento de pequenos cristais de carbonato de cálcio, que flutuam pelo fluido da orelha e danificam os terminais nervosos internos.
As formas de tratamento para as disfunções podem ser desde tratamento cirúrgico, terapia medicamentosa ou reabilitação vestibular, também chamado de terapia para o labirinto, que é um tratamento onde através de orientações de um profissional, o paciente faz diariamente exercícios que estimulam o pescoço, a visão e o labirinto, o que resulta na melhora das tonturas e vertigens,
O tratamento da VPPB é multiprofissional, muitas vezes lento e oneroso, mas algumas medidas podem ser tomadas para facilitar e tornar menos exaustivo ao paciente e também mais eficaz, a manobra de reposicionamento é uma das formas de tratamento com boa viabilidade, baixo custo e índice de efeitos colaterais praticamente insignificantes. É uma técnica simples e bem aceita de terapia física que pode aliviar a vertigem em grande maioria dos pacientes.
Na manobra de reposicionamento o paciente fica sobre uma maca e é movimentado de diferentes maneiras, direcionando as partículas deslocadas de volta para sua posição de origem. Existem diversas manobras para reposicionamento canalicular e as manobras são selecionadas e realizadas de acordo com a avaliação do paciente.
Essas manobras devem ser prescritas por um otorrino, com conhecimento sobre a situação clínica do paciente. Cada caso é um caso e precisa ser visto e tratado de forma individual, algumas pessoas podem apresentar respostas imediatas, sendo necessária apenas uma manobra, enquanto outras podem necessitar de mais sessões, por isso, o acompanhamento médico especializado é muito importante.