Apesar de nós, cirurgiões plásticos, sermos responsáveis por auxiliar nossas pacientes na escolha do tipo de prótese mais indicada para cada biótipo, muitas mulheres chegam ao meu consultório decididas pela mamoplastia com prótese submuscular.
A prótese submuscular é ideal para pacientes magros, que possuem pouca pele e glândula mamária. Nesses quadros, é indicada a colocação pela introdução abaixo do músculo, numa tentativa de disfarçar um pouco a prótese de silicone, visto que nas pacientes magras, caso fosse colocado acima do músculo o contorno mamário, o resultado final ficaria com um aspecto muito artificial.
Outro caso onde normalmente optamos pelo implante submuscular é no caso de pacientes com mamas com pouco tecido e extrema flacidez, portanto coloca-se abaixo do músculo para que o tecido muscular forneça uma sustentação a mais, para suportar o peso da prótese e evitar a queda precoce das mamas. As principais vantagens da prótese submuscular são:
- Oferece maior sustentação a prótese, mantendo essa mama mais tempo na sua posição;
- Não compromete futuros processos de amamentação;
- Reduz as chances de alguns eventos adversos, tais como: rejeição, rotação da prótese e contratura capsular;
- Em pacientes com pouco tecido proporciona um resultado estético mais natural.
Por fim, quero ressaltar os efeitos na autoestima e no bem-estar da mulher. Os seios são uma parte do corpo feminino que está intrinsecamente ligada à autoestima, logo, a partir da mamoplastia com a prótese submuscular, há um aumento na autoconfiança, fazendo com que esse procedimento vá muito além da vaidade.
Apesar de parecer exagerado, uma simples prótese de silicone tem o poder de transformar por completo a vida de uma mulher que se submete a essa cirurgia. Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos discutir maiores informações sobre o procedimento.