Uma das principais formas de evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica é a reeducação alimentar, focando em uma alimentação saudável, com baixo teor de carboidratos e gorduras, dando prioridade ao consumo de proteínas. Nesse sentido, seguir uma dieta low carb pós-bariátrica pode ser uma ótima estratégia para garantir o sucesso desse processo.
As dietas low carb consistem em reduzir a ingestão de carboidratos, mas sem abolir totalmente a quantidade de carboidratos ingeridos diariamente. O segredo dessa dieta está em consumir carboidratos com baixo índice glicêmico, como frutas, verduras, legumes, sementes e proteínas.
Quando ingerimos um carboidrato, nosso organismo libera glicose na corrente sanguínea e quando os níveis desse monossacarídeo estão elevados, o corpo não libera o hormônio conhecido como glucagon, cuja principal função é realizar a quebra de nossas células de gordura.
Em resumo, isso significa que quando uma pessoa consome carboidratos com alto índice glicêmico, ela não emagrece com facilidade. Assim, a dieta low carb torna-se uma excelente aliada após a bariátrica, estimulando a liberação de glucagon e a queima de gordura, levando à perda de peso.
Lembre-se: a cirurgia bariátrica consiste apenas no primeiro passo de uma longa caminhada, a qual exigirá novos hábitos de vida.
No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para atender e tratar pacientes bariátricos, bem como todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação.