Respirar é uma de nossas funções fisiológicas de maior importância, tão importante que um mínimo obstáculo que pode dificultar o fluxo de ar pelas vias aéreas superiores, provocando um grande desconforto.
A obstrução nasal é um sintoma que pode estar associado a doenças sistêmicas, pode ser provocada por gripes, resfriados, sinusites agudas ou pode ter causas anatômicas-estruturais como: desvio de septo, presença de pólipos, hipertrofia de cornetos ou de adenoide.
De modo geral, quando a causa da obstrução nasal é uma infecção viral ou bacteriana, o incômodo tende a ser passageiro, mas quando a obstrução é persistente e/ ou progressiva, pode interferir grandemente na qualidade de vida do paciente requerendo uma avaliação especializada para diagnóstico e tratamento específico.
- Nariz que escorre e elimina muco constantemente, com secreções esbranquiçadas, amareladas ou esverdeadas;
- Frequente sensação de nariz entupido, quando o paciente tenta respirar pelo nariz;
- Voz anasalada;
- Roncos e apneia
- Dor na face, que pode se espalhar para a região da bochecha ou da testa;
- Dor de cabeça.
A abordagem clínica do paciente com obstrução nasal deve contemplar todas as informações relevantes, como: o início dos sintomas, sintomas associados, intensidade, frequência e lado predominante, além do exame físico específico.
Para a avaliação objetiva podemos realizar exames mais específicos como a rinoscopia anterior e a nasofibroscopia com ótica rígida ou flexível, além da solicitação de exames de imagens quando necessário.
O tratamento da obstrução nasal envolve desde medidas que ajudem a limpar o nariz e a aliviar a sensação de entupimento como a lavagem nasal com soro fisiológico, passando pelo uso de medicamentos específicos como antialérgicos, anti-inflamatórios com corticoides, sprays nasais, descongestionantes sistêmicos, imunoterapia específica para os alérgenos, até tratamento cirúrgico, quando necessário.
Se você está apresentando sintomas característicos de obstrução nasal, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos investigar as causas, bem como a melhor forma de tratamento para o seu caso.