Olá venho aqui reforçar o mês do Novembro Azul!
A novidade é a informação e prevenção.
O papilomavirus humano (HPV) é comprovadamente carcinogênico em alguns tecidos, mas sua atividade na próstata é incerta e controversa. Baseados em técnicas de biologia molecular, diversos autores vêm tentando correlacionar a presença e atividade do HPV em pacientes portadores de adenocarcinoma prostático.
Câncer de próstata é o terceiro mais comum e a quinta causa de morte por câncer no estado de São Paulo, Brasil. Sua elevada incidência e seu grande potencial de cura quando diagnosticado em estágios iniciais torna extremamente importante a compreensão dos seus mecanismos de carcinogênese e a identificação dos indivíduos pertencentes ao grupo de risco para o desenvolvimento da doença.
Há grande discrepância entre os resultados encontrados na literatura; os estudos são inconclusivos, sendo que a presença do HPV na próstata de pacientes portadores de câncer prostático varia entre 0 e 75%. Portanto, ‘a luz dos conhecimentos atuais, não há evidências significativas de que o HPV participe ativamente da carcinogênese da célula prostática. Porém, a totalidade dos autores acredita que a próstata seja um importante reservatório para o HPV no sexo masculino. As novas tecnologias de detecção, como medidas seriadas de anticorpos, e informações de estudos populacionais para a demonstração de risco relativo, poderão ser capazes de, no futuro, estabelecer realmente há relação entre o HPV e a carcinogênese da célula prostática.
Visão do Especialista e Comentários:
Todo fator de risco a desenvolvimento de doenças precisam ser analisados ,pois a agração ao tecido da próstata seja por um virus por quadros de infecções de repetição (próstata ,bexiga) pode levar a uma transformação do tecido afetado levando a alterações benignas e malignas.
A melhor conduta é realizar os Exames de prostata e de HPV!
Quem cuida ama ,quem ama faz o exame.
NA UMUVITA você tem Infectologista e Urologista para sua avaliação .Marque hoje sua consulta .
fonte:Hpv e o câncer de próstata :Análise Crítica do envolvimento da carcinogênese da célula prostática.(2014)