De modo geral, quando o assunto é saúde reprodutiva, homens e mulheres possuem seus respectivos especialistas, o urologista e o ginecologista. No entanto, engana-se quem acredita que o urologista trata apenas homens. O trato urinário, formado por rins, bexiga e uretra está presente tanto nos homens, como também nas mulheres.
Portanto, quando uma mulher apresenta algum tipo de alteração no trato urinário é importante buscar ajuda de um urologista. As principais doenças que acometem as mulheres e podem ser tratadas por um urologista são:
A hematúria não é uma doença. Na verdade, trata-se de um problema caracterizado pela presença de sangue na urina, um dos principais sintomas de alterações e que pode representar o desenvolvimento de uma possível doença.
Normalmente, a incidência de câncer urológico é maior nos homens do que nas mulheres, mas isso não significa que a doença não possa atingir o público feminino.
Fatores de risco como tabagismo, uso prolongado de analgésicos e a exposição constante e prolongada a compostos químicos podem favorecer o desenvolvimento da doença.
Os cálculos renais também costumam levar as mulheres ao urologista, acometendo com frequência, cerca de 8% dos casos da doença.
Agora que você conhece os principais problemas que levam uma mulher ao consultório de um urologista, caso perceba alguma das situações descritas no texto, procure atendimento médico. Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.