Quando falamos dos sintomas relacionados à perda auditiva, a maioria das pessoas logo pensam na dificuldade para compreender e/ou escutar sons, e embora estes sejam os principais sintomas de que há algo errado com a audição, não são os únicos indicativos do problema.
Diversos estudos relacionam outras manifestações do organismo a problemas auditivos, como, por exemplo, a tontura. A tontura é um problema caracterizado pela perda de equilíbrio e dos sentidos espaciais, que ocorre quando há alguma anormalidade no labirinto. A cóclea (responsável pela função auditiva) e o labirinto (região da orelha ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção da posição do corpo) são os mais afetados quando o paciente passa a ter tontura, o que muitas vezes resulta no diagnóstico de labirintite ou de perda auditiva.
Uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Sergipe em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, analisou aproximadamente 300 idosos, com idade média superior a 70 anos e que sofriam com perda auditiva. O estudo constatou que em mais de 20% dos casos, a tontura era um sintoma presente nos quadros de perda auditiva. Esta é uma informação importante, já que na maioria dos casos, o indivíduo não percebe que está ouvindo menos do que o normal, mas tem sua qualidade de vida afetada com as frequentes tonturas.
No entanto, nem sempre a tontura pode estar associada a problemas auditivos, o problema também pode ser de origem psíquica, ocular, neurológica ou estar ligado a outras condições, como diabetes, anemia, problemas cardíacos, entre outros. Somente um otorrinolaringologista poderá investigar cada caso de tontura, realizando exames de audiometria e impedanciometria, por exemplo, para saber em quais frequências ocorrem as perdas e após isso, o profissional poderá encaminhar o paciente ao tratamento mais adequado.
Caso você esteja apresentando sintomas relacionados a perda auditiva ou a tontura, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu quadro e dar início ao tratamento mais adequado.