Durante esses anos atuando como cirurgião plástico, percebi que muitos pacientes ainda confundem o efeito da ácido hialurônico com o efeito do preenchimento com ácido hialurônico. Por serem injetáveis, a confusão mais frequente é achar que o mecanismo de ação da ácido hialurônico e do preenchimento é o mesmo, mas não é.
A toxina age paralisando o músculo. Ao evitar essa movimentação, ela impede a contração muscular, que é o que forma a ruga. E para as rugas que já existem, esse relaxamento da musculatura suaviza os vincos. Já a aplicação de ácido hialurônico repõe o volume perdido de determinadas áreas da face e melhora visivelmente o contorno do rosto e atenua sulcos na pele.
A ácido hialurônico é indicada para fins terapêuticos como por exemplo tratamento de enxaqueca, bruxismo, sudorese excessiva nas axilas ou mãos . Para fins estéticos além do tratamento da região frontal , periorbital e corrugadores e existem pontos avançados que:
•amenizam as rugas do pescoço •melhoram o contorno mandíbular com efeito lifiting
•melhoram as olheiras •reposiconam o supercílio •eleva a ponta do nariz
Não param de surgir novidades em tratamentos para combater o envelhecimento. Aparelhos de última geração, peelings hi-tech, substâncias milagrosas. Porém, em meio a tanta tecnologia, esses dois tratamentos, aplicados com uma simples seringa, em consultório continuam entre os queridinhos de médicos
Ambos são conhecidos por sua eficácia em amenizar rugas, prevenir sinais profundos, repor o volume perdido com o tempo, combater flacidez e aumentar os lábios, principalmente.
Segredo do bom resultado é o bom senso do profissional e a quantidade aplicada.
Prevenção de novos sinais:
Neste ponto, os dois procedimentos são bem parecidos. A ácido hialurônico tem alto poder preventivo, já que a paralisação muscular que ela provoca impede a contração da região, evitando assim a formação de novas rugas. Já o ácido hialurônico de baixa densidade tem alto poder de hidratar a cútis e estimular o colágeno – dois mecanismos potentes para prevenir sinais da idade.