O “ Novembro Azul” já está na memória de quase todos os homens com mais de quarenta anos como a época em que ele deve procurar o seu urologista para o preventivo prostático.
O que o público leigo talvez não saiba é que o urologista pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida, homens e mulheres. Na primeira infância o urologista pediátrico pode avaliar crianças com infecção urinária de repetição e meninos com má formações da genitália e posição anômala do testículo (criptorquidia). Mais a frente, distúrbios da micção como a enurese noturna (incontinência urinária noturna) e excesso de prepúcio podem ser avaliados por esta sub especialidade.
Com o avanço da idade, as avaliações dos distúrbios da puberdade, precoce e tardia, tornam-se consultas rotineiras dos adolescentes.
Posteriormente, a avaliação para infecção urinária de repetição em homens e mulheres (as famosas “ cistites”), litíase urinária e doenças sexualmente transmissíveis começam a ocupar grande parte do consultório do urologista no atendimento do adulto jovem.
Os exames de rastreio para as neoplasias se tornam mais frequentes. Exames de imagem podem demostrar cistos e nodulações renais, litíase urinária, pólipos vesicais quase sempre em suas fases iniciais. Ainda cabe o diagnóstico precoce das neoplasias renais, das glândulas adrenais, testículos e, mais prevalentemente da próstata. Estes podem ser tratados com procedimentos cirúrgicos cada vez menos invasivos com o objetivo da preservação dos órgãos- “organ sparing”.
Os procedimentos cirúrgicos urológicos podem ser feitos por via aberta convencional, quando uma simples biópsia peniana ou uma orquiectomia. Procedimentos percutâneos (para litíases renais volumosas), endoscópicos com a utilização do laser (seja para cálculos ou doenças da próstata e bexiga), vídeo laparoscópicos e vídeo laparoscópicos robô assistidos.
Isso posto, não foi citado o urologista no papel da investigação da infertilidade conjugal decorrente do fator masculino além do tratamento e investigação das disfunções sexuais masculinas.
Ainda com o avanço da idade, o urologista pode atender na sub especialidade de uro oncologia com a investigação e tratamento de neoplasias mais avançadas. Além do tratamento e auxílio na incontinência urinária masculina e feminina do idoso.
Então, leitor(a), se você ou um parente ainda não consultou um urologista, tire sua dúvida com um profissional que tenha a especialidade devidamente registrada. Ele pode lhe auxiliar durante toda a sua vida, iniciando um tratamento que melhor se adeque às suas necessidades ou te orientar quais aos próximos passos a serem seguidos.