Sempre que passamos por um procedimento cirúrgico, nosso corpo precisa receber uma série de cuidados especiais, a fim de auxiliar na recuperação do organismo. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, um bom pós-operatório não é constituído apenas pelos medicamentos prescritos. Os cuidados pós-operatórios de uma cirurgia plástica também devem englobar nossa alimentação.
Durante a recuperação, optar por comidas leves é uma excelente estratégia, já que o corpo deve destinar suas funções exclusivamente para recuperação dos tecidos e não para digestão de alimentos. Além disso, alimentos ricos em proteínas, fatores cicatrizantes e vitamina C também são indicados no pós-operatório.
Entre os alimentos que devem ser evitados, estão aqueles com alta concentração de sódio, pois podem causar a retenção de líquidos, bem como alimentos fermentativos, que podem provocar a dilatação do estômago e aumentar a formação de gases e cólicas.
Por fim, após uma cirurgia plástica, a ingestão de água é indispensável, a fim de hidratar o organismo, manter o bom funcionamento dos órgãos e diminuir os inchaços que podem acontecer por conta da retenção de líquido no pós-operatório.