A vasectomia é um procedimento cirúrgico indicado para homens, com mais de 25 anos ou com pelo menos 2 filhos, e que tem como objetivo promover a interrupção do fluxo de espermatozóides nos testículos. Trata-se de procedimento simples, que não requer internação hospitalar e tem duração média de 20 minutos, realizada com o paciente sob anestesia local.
No procedimento, o médico corta os canais deferentes que conduzem os espermatozóides dos testículos até o pênis. Desta forma, os espermatozóides não são liberados durante a ejaculação, evitando que o óvulo possa ser fecundado depois de uma relação sexual evitando a gravidez. Após a vasectomia, o paciente deve realizar, obrigatoriamente, um espermograma a cada vinte ejaculações, a fim de documentar a ausência dos espermatozóides.
O paciente precisa de um acompanhante para voltar para casa após a cirurgia e no pós-vasectomia, o uso de um suspensório escrotal pode ser recomendado para diminuir o desconforto. A ejaculação deve ser evitada durante uma semana, assim como as relações sexuais. Após este período, os métodos anticoncepcionais devem ser mantidos até a realização do espermograma, confirmando o sucesso da vasectomia.
Por fim, caso o paciente se arrependa do procedimento, a vasectomia pode ser revertida por meio de uma microcirurgia. No entanto, o sucesso deste segundo procedimento dependerá de quanto tempo se passou da vasectomia.
Caso você tenha interesse no procedimento, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a vasectomia.