Síndrome metabólica é o termo utilizado para descrever um conjunto de fatores de risco para doenças crônicas e com risco de morte, como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e diabetes. A síndrome metabólica tem como base a resistência do organismo à ação da insulina — hormônio responsável por metabolizar a glicose —, o que obriga o pâncreas a produzir esse hormônio em uma quantidade cada vez maior.
A síndrome metabólica está intrinsecamente ligada ao modo de vida da civilização moderna, onde temos cada vez mais indivíduos obesos ou com sobrepeso, resultantes de uma alimentação inadequada e do sedentarismo.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da síndrome metabólica são:
Ter três ou mais dos fatores citados acima pode indicar a presença da resistência à insulina e ao constatá-los, o indivíduo deve buscar ajuda profissional e passar por uma avaliação diagnóstica.
Após ser diagnosticada, o tratamento da síndrome metabólica consiste no aumento da atividade física e na perda de peso, bem como no uso de medicamentos para tratar os fatores de risco, em alguns casos. Quando o controle medicamentoso do nível glicêmico não apresenta o resultado esperado, a cirurgia metabólica é indicada principalmente para tratar a síndrome metabólica e as comorbidades associadas a ela, como hipertensão, colesterol elevado e esteatose hepática.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para tratar a síndrome metabólica e todas as suas comorbidades. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.