A creatina vem sendo usada como recurso ergogênico no intuito de aumentar a condição de treino dos indivíduos.
Ja a cafeína pode ser encontrada em suplementos, chás, café ou bebidas energéticas. É usada em intenção de aumentar o desempenho esportivo, sobretudo efeito da cafeína acontece de forma diferente em comparação a creatina.
-Esses nutrientes de maneira isolada nos traz ótimos benéficos, sobretudo será que a combinação entre ambos nos traz os mesmos benéficos ?
Se liga:
Em 1996 o autor Vandenberghe e colaboradores lançaram a hipótese da ingestão oral de creatina combinada com o consumo de cafeína, no qual a ideia era avaliar a hipótese da combinação facilitar a acumulação muscular de creatina.
E os resultados foram que cafeína não melhorava a eficiência da suplementação oral de creatina, não ocorreu aumento nos níveis musculares de CP, nem aperfeiçoava o desempenho físico. A cafeína teria suprimido completamente o efeito ergogênico da suplementação de creatina.
Já em uma pesquisa mais recente em 2016, Silva e Toigo publicaram na Rev. Aten. Saúde., São Caetano do Sul, um artigo que se tratava de uma revisão sobre os efeitos do uso concomitante de cafeína e creatina nos exercícios físicos.
A plataforma de pesquisa foram consultadas LILACS, PubMed e SciELO, sendo que os critérios de inclusão foram considerados artigos que tratassem diretamente de estudos experimentais em humanos e ratos.
Foram avaliados 11 trabalhos que se enquadraram nos critérios de inclusão. Sendo que cinco tratavam de estudos exclusivos com creatina e cafeína.
Ouve resultados de que 3 artigos realmente evidenciaram um efeito anulador da cafeína sobre os efeitos ergogênicos da creatina, principalmente em testes em desempenho muscular em exercícios resistidos intermitentes.
Porém os demais artigos apresentou evidências inconclusivas sobre as variáveis analisadas.
*Conclusão*: Não existem evidencias suficientes e conclusivas para afirmar, mas por cautela é interessante não combinar a creatina e a cafeína na mesma estratégia de suplementação.