Como saber se você tem resistência à insulina?

Como saber se você tem resistência à insulina?
Como saber se você tem resistência à insulina?

A resistência à insulina é uma condição que pode atingir adultos e crianças, acometendo com maior frequência pessoas sedentárias, com sobrepeso, obesidade, ou que possuam histórico familiar.

 

Ela acontece quando a ação desse hormônio — responsável por controlar a quantidade de açúcar no sangue e transportá-lo para o interior das células — é diminuída, fazendo com que a glicose fique acumulada na corrente sanguínea, o que favorece o desenvolvimento do diabetes e de outras enfermidades.

 

  • Resistência à insulina: Como é realizado o diagnóstico?

 

A resistência à insulina pode ser detectada através de diferentes exames de sangue, como por exemplo:

 

- Exame de glicemia: Realizado com o paciente em jejum de 8 a 12 horas, através da coleta de uma amostra de sangue que será avaliada em laboratório.

- Índice de HOMA: Este exame é realizado através de um cálculo específico que leva em conta a quantidade de açúcar e insulina no sangue do indivíduo.

- Teste oral de tolerância à glicose: É realizado através da dosagem da glicose em jejum e duas horas após a ingestão de 75g de um líquido doce.

 

  • Resistência à insulina: Como é realizado o tratamento?

 

O tratamento da resistência à insulina consiste na perda de peso, realização de atividade física, manter uma dieta adequada e no monitoramento dos níveis de glicemia.

 

Manter os seus exames de rotina em dia é fundamental para que qualquer alteração seja detectada precocemente e o tratamento mais adequado iniciado o mais rápido possível.

 

Entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu índice glicêmico.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email