O pós-operatório é tão importante quanto o procedimento cirúrgico em si, sendo um período fundamental para garantir o resultado de uma cirurgia plástica e mesmo que cada paciente necessite de cuidados específicos, existem algumas orientações comuns após qualquer cirurgia. Entre os principais cuidados que os pacientes devem seguir no período pós-operatório, estão:
Após realizar uma cirurgia plástica, é comum que o cirurgião prescreva uma dieta específica para cada paciente, levando em consideração a quantidade individual de nutrientes necessária para que o organismo daquela pessoa retorne ao seu funcionamento habitual. Embora cada dieta deva ser prescrita de forma individualizada, existem alguns cuidados gerais a todos os pacientes, como manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções.
O paciente deverá evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras, carne de proco, ultraprocessados, doces, bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Durante o pós-operatório, até a liberação médica, o paciente não deverá realizar grandes esforços, como, por exemplo, dirigir ou praticar atividades físicas. O tempo de repouso é indicado de forma individualizada, levando em consideração o procedimento realizado em cada paciente e a forma como este lida com os cuidados pós-operatórios.
Os cuidados com a cicatriz são cruciais para uma garantir uma boa recuperação e por isso, toda a troca de curativos deve ser realizada pela equipe médica e os cuidados domiciliares serão orientados individualmente.
Para que o paciente possa encarar esse período com muito mais tranquilidade, o controle da dor no pós-operatório se faz fundamental e por isso, é necessário fazer o uso dos analgésicos prescritos para o pós-cirúrgico.
Você deve buscar ajuda médica imediatamente caso apresente sintomas como:
- Dor que não passa mesmo com o uso de medicamentos remédios;
- Febre acima de 38ºC;
- Mal estar ou falta de ar;
- Dor severa ou vermelhidão nas pernas;
- Abertura dos pontos;
- Manchas de sangue ou de outros líquidos no curativo.
Caso você apresente algum desses sintomas, entre em contato imediatamente com o seu cirurgião ou dirija-se ao pronto socorro mais próximo.