A laparoscópica é uma das cirurgias mais utilizadas no tratamento do câncer de próstata. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que tem como objetivo remover a próstata e também outros órgãos adjacentes, eliminando, consequentemente, as células cancerígenas.
O procedimento é menos agressivo do que a cirurgia aberta, já que a laparoscópica é realizada através de pequenas incisões, pelas quais uma câmara e outros instrumentos especiais serão inseridos no interior do abdómen. A câmera permite a visualização interna do corpo do paciente, auxiliando a equipe médica na cirurgia. A técnica é realizada sob o uso de anestesia geral.
A laparoscópica permite minimizar possíveis complicações, como perdas de sangue, além de conferir um tempo de internação hospitalar menor, acelerando a recuperação do paciente. Após a cirurgia, é comum que o paciente permaneça internado apenas por cerca de 2 a 5 dias, tempo que varia de acordo conforme a sua recuperação.
Mesmo depois do tratamento, o paciente deve se submeter a alguns exames, visando garantir que o tumor não reincidiu. Para saber mais sobre a cirurgia laparoscópica para o tratamento do câncer da próstata, agende uma avaliação e assim, poderemos esclarecer todas as suas dúvidas.