Mesmo que não existam contraindicações cirúrgicas relacionadas ao clima, muitos pacientes consideram que o inverno é a melhor época do ano para realizar uma cirurgia plástica. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca por cirurgias plásticas durante o inverno aumenta cerca de 50% em relação aos meses mais quentes.
Podemos justificar esse aumento em razão de uma série de fatores. Muitos trabalhadores planejam suas férias para os meses de junho e julho, o que auxilia na recuperação e contribui para uma rotina mais tranquila, favorecendo os cuidados no período pós-operatório. As temperaturas mais baixas também proporcionam mais conforto durante o pós-operatório.
No inverno, a retenção de líquido é menor, resultando em menos inchaço, reduzindo o tempo de recuperação e as dores nos pós-cirúrgico. A baixa incidência dos raios solares ao longo da estação possibilita também que a cicatriz fique mais protegida, coberta com peças de roupa, o que previne o surgimento de manchas ou o escurecimento das cicatrizes.
Optar por fazer um procedimento cirúrgico durante o inverno também oferece uma excelente vantagem: que o paciente esteja totalmente recuperado da cirurgia para o verão. Nos meses mais quentes, devido às altas temperaturas do nosso país, é natural a maior exposição do corpo. Assim, ao realizar a cirurgia no inverno, o paciente pode aproveitar os resultados e se expor ao sol com segurança.
No entanto, isso não quer dizer que os resultados no inverno serão mais satisfatórios, apenas que a recuperação de alguns procedimentos poderá ser menos incômoda. A melhor época do ano para realizar uma cirurgia plástica é quando o paciente está preparado e comprometido com o pós-operatório.
Você tem interesse em realizar algum procedimento durante o inverno? Entre em contato para agendar uma avaliação ou para maiores informações sobre a cirurgia plástica do seu interesse.