A cervicalgia é uma dor que pode surgir próxima a região do pescoço, após efetuar movimentos bruscos, permanecer por muito tempo parado na mesma posição, erro postural ou sobrecarga nas regiões afetadas. Como o pescoço é responsável por controlar os movimentos da cabeça em relação ao corpo, a cervicalgia pode gerar consequências graves, resultando em dificuldade para a execução de atividades cotidianas e levando até mesmo uma maior predisposição para lesões.
Embora a dor se manifeste principalmente na região cervical, ela também pode irradiar para a região do ombro e, nos casos de maior gravidade, para os membros superiores.
Os sintomas variam, pois, os pacientes acabam tendo uma rigidez automática dos movimentos como forma de defesa, além da mobilidade do pescoço ser alterada e sensações de dores na musculatura do pescoço, ombros e membros superiores. Os pacientes também podem apresentar:
- Sensações de cansaço;
- Dormência;
- Fraqueza muscular;
- Alterações nos reflexos.
- Perda de força nos membros superiores, dificultando, por exemplo, segurar objetos;
- Espasmos musculares.
A princípio, o tratamento da cervicalgia, deve ser feito, depois do diagnóstico da causa que al de muscular, pode ser causada por hérnia de disco, artrose, doença reumática, fraturas e pode ser feita, por meio de tratamentos específicos, para cada causa citada.
Segundo, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), não existem evidências de que um tratamento farmacológico possa ser efetivo a longo prazo. Dessa forma, o tratamento deve ser realizado também, por meio de programas de reabilitação multimodais, que incluem exercício físico, mobilização, manipulação, as intervenções psicológicas e fortalecimento muscular da região afetada, além, dos bloqueios percutâneos para o controle da dor.
Por fim, é importante ressaltar que o ideal é evitar a automedicação, comportamento comum entre os pacientes, que acaba “mascarando” o problema e pode gerar lesões mais graves.
Sendo assim, ao sentir dor persistente na coluna cervical, busque ajuda de um especialista em dor para que uma avaliação médica seja realizada. Entre em contato para agendar uma avaliação.
REFERÊNCIAS: