O lipoma é um tipo de tumor benigno, muito comum nos ombros e em outras regiões do corpo. Os lipomas são formados por células de gordura e revestidos por uma cápsula fibrosa, apresentando um formato arredondado. Ele cresce de forma gradual no tecido subcutâneo, provocando incômodos físicos e estéticos.
Esse tipo de caroço não possui nenhuma relação com o câncer e normalmente, não requer nenhum tipo de tratamento, mas caso o paciente tenha preocupações com a sua estética, ou caso o lipoma cresça muito rápido e fique dolorido, o lipoma pode ser removido cirurgicamente.
As causas de um lipoma ainda não estão totalmente esclarecidas, mas sabe-se que existe uma forte influência genética para o desenvolvimento desse tipo tumor. Além disso, indivíduos magros e que ganham peso rapidamente possuem risco elevado de desenvolver lipomas, que não regridem com o emagrecimento.
Alguns especialistas defendem que o lipoma pode surgir após um trauma no ombro, manifestando-se como uma lesão pós-traumática. No entanto, essa hipótese ainda não foi cientificamente comprovada.
Geralmente, os lipomas no ombro são assintomáticos, sendo a formação de um cisto de forma arredondada sob a pele a sua principal característica. A palpação de um lipoma costuma ser indolor e a sua consistência é a de uma massa homogênea, elástica e móvel.
O diagnóstico dos lipomas no ombro é clínico, realizado por meio da palpação da massa. Em alguns casos, uma ultrassonografia ou uma biópsia pode ser solicitada. Para isso, uma amostra das células da lesão é retirada para análise, possibilitando determinar o tipo do tumor e realizar um diagnóstico diferencial, excluindo a possibilidade de um lipossarcoma, tumor maligno que se apresenta sob a forma de um único nódulo endurecido, com crescimento acelerado e baixa mobilidade.
Na maioria dos casos, os lipomas dispensam tratamento e desaparecem espontaneamente. No entanto, quando as lesões são dolorosas ou incômodas, representam um comprometimento estético ou funcional, crescem rapidamente ou deixam dúvidas sobre seu caráter benigno, a cirurgia para remoção do tumor pode ser indicada.
O procedimento é simples, rápido, e indolor, realizado com anestesia local. Se por um lado, o procedimento possui a desvantagem de deixar cicatrizes, por outro, ele é realizado sem a necessidade de internação hospitalar e o lipoma retirado não costuma recorrer. A cirurgia para retirada deve ser realizada por um cirurgião especialista, capacitado para realizar o procedimento através de incisões menores e proporcionando cicatrizes discretas.
Caso você esteja apresentando um calombo no ombro e deseje investigar se de fato é um lipoma, entre em contato e agende uma avaliação.