A ortopedia é uma especialidade médica voltada para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões ou doenças que possam afetar o sistema ósseo e/ou muscular do corpo humano, causando dor, deformidades e limitando atividades do dia a dia.
O ombro é uma das articulações mais complexas do nosso corpo, sendo formado por três ossos diferentes: a escápula, a clavícula e o úmero. Além disso, sua composição também envolve músculos e tendões, responsáveis por possibilitar que nossos braços sejam levantados ou abaixados, assim como pelos diversos movimentos que realizamos com eles.
Devido à enorme importância e aos diversos papéis que desempenham, nossos ombros estão propensos a sofrer com problemas como, desgastes, fraturas e deslocamentos. Nesse contexto, o ortopedista especialista em ombro é o profissional indicado para tratar desses problemas, assim como das diversas doenças que podem acometê-los.
Existem inúmeras doenças que podem acometer os nossos ombros. Entre as principais doenças tratadas pelo ortopedista especialista em ombro, temos:
A síndrome do manguito rotador ocorre quando há uma lesão nas estruturas que estabilizam o ombro, provocando sintomas como dor, dificuldade para levantar o braço, inchaço e dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia, como por exemplo se vestir.
Consiste em um tipo de tendinite de ombro, na qual ocorre a calcificação do tendão, gerando a princípio, dor ou desconforto leve. No entanto, a qualquer momento a dor pode se agravar, tornando-se extremamente intensa.
A capsulite adesiva é uma síndrome caracterizada por sintomas como dor e rigidez articular fibrosa. A capsulite adesiva acomete principalmente as mulheres, com faixa etária de 40 a 60 anos, e pode estar associada a outras doenças.
A bursite é uma inflamação que atinge a estrutura conhecida como bursa, provocando dor nos ombros, principalmente quando certos movimentos são realizados, como a abdução, rotação ou a elevação dos membros superiores.
Sentir dor não é normal e, geralmente, essa é uma das principais formas do nosso corpo alertar sobre algo que está errado. Logo, ao apresentar dor, incapacidade de realizar movimentos básicos em atividades diárias ou a perda de força significativa nos braços, é preciso buscar a ajuda de um ortopedista.
Por isso, ao sentir aquela dorzinha incômoda após a prática esportiva ou ao carregar algum objeto muito pesado, procure um especialista Entre em contato para agendar uma avaliação.