No Brasil, ao longo dos últimos anos tem sido detectada uma expressiva taxa de sobrepeso e obesidade, não somente na população adulta, mas também entre crianças e adolescentes. A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre pelo consumo de calorias superior ao gasto energético do organismo.
A obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças, entre elas, a diabetes tipo 2. O diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo aumento dos índices de glicose e lipídios no sangue, o que ocorre devido a baixa produção de insulina pelo pâncreas.
Estima-se que entre 80 a 90% dos indivíduos acometidos pela diabetes do tipo 2 são obesos. A relação entre diabetes e obesidade é grave, simples e direta. A ingestão desenfreada de carboidratos refinados em excesso, aliada a fatores como o sedentarismo, gera o acúmulo de gordura no corpo e torna o organismo resistente à insulina.
A diabetes tipo 2 não tem cura, mas pode ser tratada, e até mesmo prevenida, através de uma boa alimentação, somada à prática regular de exercícios físicos, pela manutenção do peso e com o monitoramento da glicemia.
Caso a dieta e a prática de exercícios físicos não auxiliem no controle glicêmico do indivíduo, pode haver a necessidade de uma intervenção terapêutica, com o uso de medicamentos ou insulina, além do acompanhamento médico.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para prevenir, diagnosticar e tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade e a diabetes do tipo 2. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.