A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, o que provoca uma série de alterações típicas à fase.
Entre os principais sintomas desse período, temos a secura vaginal, os sintomas vasomotores, calor e sudorese noturna. Além disso, a queda na produção de estrogênios pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios do sono, depressão, alterações metabólicas e para a perda gradual de massa óssea.
Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos sintomas relacionados à deficiência de estrogênio.
Reposição Hormonal na Menopausa: Como é realizada?
O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens, como por exemplo o uso de comprimidos, géis ou adesivos cutâneos. Alguns métodos combinam a reposição de progesterona e estrogênio, enquanto outros fazem uso apenas de estrogênio.
Os hormônios, a forma de administração, a duração da terapia e a dosagem, devem ser determinados apenas após uma criteriosa avaliação médica, levando em conta as necessidades de cada paciente.
Reposição Hormonal na Menopausa: Quais são os principais benefícios?
A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo.
A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal.
Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso.
A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista. Entre em contato e agende sua avaliação.