A cirurgia de prótese de mama continua sendo a cirurgia estética mais procurada pelas mulheres, não só no Brasil como em todo o mundo. Essa crescente se deve principalmente ao avanço das técnicas empregadas no procedimento, que vem se tornando cada vez mais eficazes e hoje, proporcionam excelentes resultados e uma recuperação muito mais rápida.
As próteses são indicadas para pacientes que desejam mamas mais harmoniosas, com o procedimento podendo ser destinado tanto para o aumento quanto para redução das mamas. A cirurgia também é capaz de corrigir as imperfeições provocadas pelo tempo, que fazem com que os seios se tornem mais flácidos e caídos.
Quais são os tipos de prótese?
Existem três tipos de prótese de mama: redondas, anatômicas ou cônicas. A escolha do tipo de próteses, assim como do tamanho destas, deve ser feita junto ao cirurgião durante a avaliação pré-operatória. O modelo e a projeção das próteses devem ser escolhidos de acordo com o desejo da paciente de ter um implante mais ou menos marcado.
Quanto maior a base e a projeção, maior será o volume em ml da prótese. Cabe ao cirurgião avaliar o desejo da paciente, somado às medidas das mamas e do tórax para definir qual o melhor modelo de prótese.
Como é o pós-operatório?
Durante o pós-operatório, a paciente deve permanecer internada para observação por algumas horas. A maioria das pacientes é liberada para retornar à rotina em até sete dias, desde que não realize atividades que exijam grande esforço físico ou movimentos excessivos dos braços.
De acordo com a evolução pós-operatória, o cirurgião poderá liberar outras atividades, como por exemplo a prática de atividades físicas intensas, que ocorre geralmente após 30 dias da cirurgia.
Quando é o prazo de validade de uma prótese de mama?
Nos modelos de prótese mais recentes, o silicone apresenta excelente qualidade e resistência. Entretanto, com o passar do tempo a prótese pode ficar desgastada, tornando-se mais suscetível a situações como deslocamento ou ruptura.
No entanto, as próteses não possuem um prazo de validade específico. A troca somente é necessária quando há o enrijecimento das próteses, quando a paciente apresenta dor ou quando ocorre a ruptura da prótese.
A troca também pode ser indicada para pacientes que passaram por emagrecimento significativo e para mulheres que já não se sintam confortáveis com o volume dos implantes.
Gostou do artigo sobre prótese de mama? Entre em contato para agendar uma avaliação ou para maiores informações sobre o procedimento.