A cirurgia robótica é um procedimento realizado através de uma plataforma altamente tecnológica e que, apesar do que o nome possa sugerir, não é realizada de forma autônoma por um robô. No procedimento, o cirurgião se posiciona em uma mesa de controle e de lá, opera todos os movimentos da máquina.
Atualmente, a Cirurgia Robótica se destaca como a técnica cirúrgica mais moderna para procedimentos minimamente invasivos e vem sendo amplamente utilizada em diversas especialidades, como na urologia, na ginecologia e na cirurgia bariátrica.
A cirurgia robótica é indicada para procedimentos cirúrgicos complexos, que exigem atenção aos detalhes, embora também possa ser realizada em cirurgias mais simples.
O sistema é configurado de acordo com a cirurgia que será realizada, sendo possível definir a pressão que será exercida em cada tecido de acordo com o seu grau de resistência.
A tecnologia é segura e garante movimentos precisos, sendo composta por um filtro que impede que movimentos mais bruscos ou tremores sejam transmitidos para os instrumentos que estão em contato com o paciente.
Além de ser um procedimento minimamente invasivo, preciso e seguro, a cirurgia robótica apresenta diversas vantagens, como por exemplo:
O sistema funciona apenas quando o cirurgião está devidamente posicionado em frente aos controles, ativando o sensor de presença, que detecta a posição da cabeça do profissional. Quando o cirurgião se ausenta dos controles, todos os instrumentos ficam congelados e não se movimentam.
Através de um visor 3D com alta definição, o cirurgião consegue visualizar todos tecidos que serão trabalhados, em seus mínimos detalhes.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos, inclusive para que você possa realizar sua cirurgia robótica. Entre em contato para maiores informações.