A apendicite é a inflamação do apêndice, órgão que fica localizado no início do intestino grosso. O problema é decorrente da obstrução do apêndice por fezes, provocando a irritação e a inflamação do órgão
Essa inflamação pode acometer qualquer pessoa, levando a proliferação de bactérias e o acúmulo de pus no órgão. Sem o tratamento adequado, a inflamação pode levar à morte por sepse.
A apendicite possui sintomas extremamente característicos, o que auxilia no diagnóstico. A dor decorrente dessa inflamação tem origem próxima ao umbigo, sempre no lado direito do abdômen, começando com pontadas leves e que aos poucos se tornam cada vez mais constantes e intensas. Além da dor, podem surgir os seguintes sintomas:
O diagnóstico é clínico, realizado através da avaliação da história do paciente, e pelo exame físico, por meio da palpação do abdômen. Porém, os sintomas das anexites (inflamação dos anexos do útero) também podem provocar dor no lado direito do abdômen.
Nesse caso, a solicitação de exames de imagem, como uma ultrassonografia ou uma tomografia computadorizada, é fundamental para estabelecer um diagnóstico preciso.
O tratamento é cirúrgico, consistindo na retirada do apêndice por meio de uma videolaparoscopia. Se o diagnóstico e o tratamento não forem realizados em tempo hábil, o apêndice pode estourar dentro da cavidade abdominal, colocando a vida do paciente em risco.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para que você possa tratar a inflamação do apêndice. Entre em contato para maiores informações.